14 out 1979 - 42 anos do namoro da aldina e do antónio

Cascais

Cascais

Cascais

Local fatal: Cascais (muralhas exteriores do Forte de Nossa da Luz, mandado erigir no século XVI, já para este fim).

  Foto quase da época

Personagens: não nasceram lá, não viveram lá, não têm o bonito sotaque de lá mas, são aquilo que se denomina na gíria das “socialite news” como um bonito casal de namorados de Cascais. Uns verdadeiros betinhos.

À volta do acontecimento do ido ano de 1979, existem diferentes relatos, mitos e lendas a que os historiadores ainda não souberam dar uma visão clara do que realmente teria acontecido.

Uma saída de Marvila/Beato de autocarro, uma viagem de comboio até Cascais, um passeio pela marginal por caminhos já antes navegados por um deles. Um domingo quente e solarengo a auspiciar maravilhas. Um pedido de “que horas são? Já é tarde?”. Um olhar cúmplice, um pedido de “queres namorar comigo?”, um beijo fugaz, um dar de mãos, corações transbordando amor e felicidade e um regresso “encostadinhos” e de mãos dadas ao Beato e Marvila, pelos mesmos caminhos.

Os cronistas sociais dividem-se quanto a certezas de quem pediu namoro e quem aceitou. Mesmo entre as personagens desta história existem diversas versões pelo que só mesmo Deus, um dia, poderá esclarecer com rigor a verdade sobre esta lenda.

Os resultados daquele encontro foram e ainda hoje são visíveis. Casamento em Junho de 1981. Filha em Maio de 1982. Netas em 2018 e 2020. Como a vida é bela…